sábado, 16 de julho de 2016

PARA REFLETIR



“CANSEI, MAS NÃO VOU SAIR! ”
Pawlo Cidade*

“Cansei, vou sair! ” Certamente, você já deve ter dito esta frase alguma vez. E, a partir de então deixa de frequentar as reuniões do seu clube favorito, da assembleia que todo mundo fala, fala, fala e não chega a nenhuma conclusão; do conselho que te elegeram como representante de uma categoria ou dos encontros em que a individualidade reina soberana no mar dos egos inflamados. Todavia, você, revestido de esperança, na reunião seguinte volta renovado e abandona o discurso de despedida descobrindo o que você já sabia: sua missão é seguir em frente, enfrentar barreiras, transpor muralhas e, ainda assim, mesmo que tudo pareça perdido, continuar “dando murro em ponta de faca.”

Perdoem-me a expressão masoquista, porém, é fato que, aqueles que nasceram para lutar, brotam com espírito aguerrido, encontram forças, assumem sua resiliência e continuam estendendo a bandeira da Cultura.

Ah! Cultura! A menina esquecida, relegada a segundo, terceiro, quarto, talvez quinto plano. A dimensão que nunca é apontada nos planejamentos municipais, a cereja que insiste em permanecer sobre o bolo. A semente que parece não germinar, sufocada pelos espinhos afiadíssimos das falácias políticas. O eixo integrador que muitos setores da sociedade insistem em sufocar.

Ignoram, que é através da Cultura que se constrói a identidade local, a integração social e se consolida “uma gestão efetivamente participativa. ” Faltam-lhes compreensão que tu, ó Cultura, és o eixo que dialoga com todos os outros, que humaniza a cidade e aproxima as pessoas.

É ciente destas atribuições e conceitos que faz dos verdadeiros conselheiros municipais de política cultural guerreiros intrépidos, revestidos do escudo da coletividade, da couraça da integração, da roda do diálogo, da descentralização, da política de Estado.

Já se foram 13 anos. Um pouco mais que uma década de construções e reconstruções de instâncias e instrumentos que engendraram uma política pública de cultura participativa, com voz e voto, de toda uma comunidade que entende Cultura como direito inalienável, indispensável e incontestavelmente como gênero de primeira necessidade.

Não serão as adversidades, as portas na cara, a traição, a dupla representação, a censura no caráter deliberativo, a ausência da união, as articulações mesquinhas, a política suja, o vira-folha, a falta de recursos, a negação do espaço que te farão desistir. “Cansei, mas não vou sair! ” É o grito que ecoa pela manhã, após uma noite de choro. E assim, de pé, está pronto para mais uma batalha. Precisamos continuar sendo interlocutores entre o estado e a sociedade civil, devemos nos reinventar, buscar e criar estratégias de participação em redes, em debates, em encontros, em assembleias.

Somos conselheiros de Cultura! Somos impávidos, somos colosso! Nossa representação espelha esta grandeza. Unidos, seremos mais que vencedores. Juntos, somos imbatíveis. Não desista. Parafraseando Mahatma Gandhi eu lhe digo: Só o desejo de vencer, já é o primeiro passo para a vitória; não importa o tamanho de sua batalha. Escreva mais um capítulo desta história, pense no que você ainda pode fazer. Desistir, para quê? Para dar a certeza de que seus inimigos estavam certos? Sacode a poeira das sandálias dos teus pés e segue em frente. Nossa luta está apenas começando.

Criar um Sistema, estabelecer um Plano, solidificar um Fundo não faz do “CPF da Cultura” um instrumento pronto e acabado. Nosso maior desafio, nossa maior habilidade será fazer com que a gestão cultural seja a mais eficiente, a mais eficaz, a mais legítima, a mais transparente e a mais equânime de uma sociedade que precisa urgentemente compreender que a Cultura existe para o homem, não o homem para a Cultura.[1]

*Autor, pesquisador, agentes cultural e conselheiro estadual de cultura. 



[1] Trata-se aqui de uma paráfrase. O autor faz-se referência ao economista Celso Furtado (1920-2004) ao afirmar certa vez que: “É velho lugar-comum, muitas vezes esquecido, afirmar que a economia existe para o homem, não o homem para a economia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. O comentário será publicado brevemente.